Guia do IDL - Cap?tulo D:

Ferramentas Inteligentes do IDL (iTools)

As ferramentas inteligentes do IDL (iTools), foram introduzidas a partir da versão 6.0, fornecendo um novo significado à visualização interativa dos dados.

Olhe a mesma imagem utilizada nos exemplos anteriores com a ferramenta iSurface.

IDL> isurface, lvdemdata

 

Após você digitar o comando iSurface na Linha de Comando aparecerá uma imagem como a imagem acima, que significa que o IDL iTools está carregando. Depois dele terminar de carregar esta imagem irá sumir aparecendo a imagem do Big Thompson Canyon que será exibida de uma forma semelhante a função SHADE_SURF. Você poderá movimentar a imagem, girá-la, mudar a sua cor, adicionar algumas anotações, gerar um gráfico de linha de uma determinada parte da sua escolha, você terá muitas possibilidades, cabe você explorá-las.

 

Há ainda diversas outras ferramentas do iTools similares com os procedimentos utilizados nos exemplos anteriores, como iPlot, iContour, iImage, iMap, iVolume.

A figura acima mostra a imagem com o iSurface, ela tem indicadores apresentando alguns componentes do iTools que serão descritos logo abaixo.

A Barra de Menu é utilizada para controlar diversos aspectos do iTool, incluindo importar ou exportar dados, inserir uma nova visualização ou um novo gráfico de elementos para uma visualização existente, executar operações nos dados indicados pelo iTools e capturar ou ajustar as propriedades de visualização que são usadas no iTools.

A Barra de Ferramentas apresenta botões com a mesma funcionalidade que alguns dos itens da Barra de Menu. Se movermos o mouse sobre os ícones teremos uma descrição das suas funcionalidades.

Os dados serão visualizados no Display. O teclado e o mouse serão importantes na interação dos dados visualizados.

A barra de status mostra informação sobre o estado atual do iTool, o mais interessante é sobre o que está ocorrendo no momento com o iTools. O painel direito da Barra de Status mostra a localização do cursor, se ele estiver sobre a visualização, apresentará os dados das coordenadas de forma tridimensional, por outro lado se estiver fora da visualização, apresentará os dados das coordenadas de forma bidimensional.

Quando você terminar de utilizar o iTools utilize o procedimento ITRESET, para encerrar o seu uso.

IDL> itreset

 

 
Contato: Rua Felipe Neri, 444 - Porto Alegre/RS - Brasil | Fone: (51) 3333-1581 / (51) 3026-3920 | Todos direitos reservados.