Aplicações

Com o IDL, você pode manipular rapidamente grandes volumes de dados em qualquer formato ou fonte, para visualizar modelos e detectar particularidades em suas medidas, testes e simulações.O IDL  permite trabalhar diretamente com os formatos padrões HDF-EOS, DICOM, DXF e Arcview Shapefile, oferecendo um ambiente de desenvolvimento com suporte para a gestão de projetos integrados,  gráficos interativos, OpenGL e programação orientada ao objeto.

Desenvolva sofisticadas interfaces gráficas (GUI) com acesso a rotinas escritas em C, C++, Visual Basic, Delphi, Fortran; utilize a tecnologia Activex e o novo Java Bridge, produza arquivos VRML e MPEG, acesse bancos de dados relacionais através do IDL DataMiner, beneficie-se da tecnologia Altivec em seu Macintosh e analise seus dados através do IDL Wavelet Toolkit!

Empresas e Organizações de investigação como PORSCHE, SIEMENS e NASA usam o IDL para desenvolver suas aplicações de visualização  e análise de dados. A SIEMENS explora compatibilidade multiplataforma e suas ferramentas gráficas nas estações de imagem médica ICON-IDL. A NASA considera que a adoção do IDL em seus projetos é um dos mais importantes avanços tecnológicos dos seus 40 anos de história. O departamento de Metrologia  da PORSCHE conta com um moderno ambiente de desenvolvimento do IDL para responder eficientemente as necessidades dos seus engenheiros.

Abaixo estão descritas mais algumas aplicações do IDL:

Sensoriamento Remoto e SIG:

Você desenvolve estudos em sensoriamento remoto ou SIG?
O IDL oferece uma grande variedade de rotinas gráficas, controles de interface amigáveis, além de possibilitar a adição de novas rotinas, resultando num poderoso instrumento no desenvolvimento de visualizações interativas aplicadas ao sensoriamento remoto e ao SIG.
Veja também o ENVI, um aplicativo vertical para Sensoriamento Remoto/SIG 100% desenvolvido em IDL.

 

Aplicações Médicas:
O IDL possui recursos avançados para o imageamento, análise e produção de relatórios de apoio ao diagnóstico do corpo humano, e está sendo usado em centenas de clínicas nas pesquisas de doenças, como por exemplo: o câncer, mal de Parkinson, nos estudos do genoma ,etc; e na produção de imagens médicas como tomografias e ressonância magnética.

Física e Astrofísica:
A facilidade na sua configuração, aliado aos recursos de processamento de imagem e a flexibilidade do sistema de interface oferecidos pelo IDL, capacita o usuário a extrair a melhor informação de seus projetos, como nos estudos termonucleares, astronômicos,etc.

Ciências Naturais:
Com o IDL você poderá analisar e monitorar em tempo real as condições atmosféricas de regiões que apresentam repentinas variações climáticas, prevenindo-se de prováveis catástrofes naturais. Podemos destacar nesse caso o fenômeno El Niño relacionado ao aquecimento superficial das águas do pacífico responsável por intensos furacões na região dos trópicos.

Implementação de Softwares Aplicados:
A linguagem IDL é a base de desenvolvimento do software ENVI, a qual proporciona robustez, velocidade e sofisticação no processamento e análise de imagens de satélite. Atualmente, o ENVI possui reconhecimento mundial como o software líder na área de sensoriamento remoto, uma prova do poder da linguagem de desenvolvimento interativo IDL.

 
Contato: Rua Felipe Neri, 444 - Porto Alegre/RS - Brasil | Fone: (51) 3333-1581 / (51) 3026-3920 | Todos direitos reservados.